Estribo

Definição
Estribo é um dos componentes usados na equitação.
É uma peça feita em metal, presa nas laterais da sela por um tipo de cinto de couro, que serve para dar impulso ao montar o cavalo e como apoio.

Origem
Onde terá sido inventado? Índia, Pérsia, China?
A sua história é longa e complicada. As suas origens estão envoltas em controvérsia. Infelizmente, como os primeiros estribos provavelmente eram feitos de materiais biodegradáveis, como couro, osso e madeira, nunca se poderá ter respostas precisas.

Importância
A introdução do estribo na Europa Ocidental, por volta do século VIII, revolucionou a cavalaria.
Juntamente com a sela, o estribo deu aos cavaleiros a possibilidade de se sentirem mais seguros em cima do cavalo, de o montarem com facilidade, de usarem pesadas armaduras de proteção e de, pela primeira vez, usarem ambas as mãos para manejarem as armas em batalhas e torneios.

"Poucas invenções foram tão simples como a do estribo, mas poucas tiveram uma influ~encia tão grande na História"
Lynn Townsend (1964)

- A expressão "perder as estribeiras" (ficar descontrolado, desorientado) tem origem na Idade Média; nessa altura significava ficar sem contacto com os estribos.
- O osso mais pequeno do corpo humano (situado no ouvido) chama-se estribo porque tem a mesma forma que o estribo usado no cavalo.
- O salto alto surgiu como uma forma de andar a cavalo (Pérsia) porque ajudava o cavaleiro a segurar o pé no estribo. A nobreza europeia começou a usá-lo porque eram ousados, masculinos e perfeitos para afirmação do seu estatuto.