HISTÓRIA, CULTURA E TRADIÇÃO

O Castelo de Guimarães viaja até à China!!!


O Castelo de Guimarães e o Paço dos Duques de Bragança estão neste momento a representar Portugal na China, num Congresso entre os dias 28 e 30 de Agosto, sob o alto patrocínio do Ministério da Cultura chinês. A iniciativa "2013 Prince Kung's Mansion Forum" tem lugar na capital, Pequim, e visa debater a conservação, gestão e desenvolvimento de Castelos históricos e Palácios europeus e daquele país asiático.
Durante estes três dias estão a ser trocadas ideias, conceitos e práticas sobre a conservação e o desenvolvimento turístico de monumentos históricos e a discutir as vantagens da cooperação entre a Europa e a China nesta área. O fórum reune representantes de 19 Castelos e Palácios históricos europeus e Portugal está representado por Guimarães, com o Castelo de São Mamede de Guimarães e o Paço dos Duques de Bragança, através do seu diretor, Manuel Azevedo Graça, que é também diretor do Museu de Alberto Sampaio.
Entre os palácios europeus presentes contam-se, além do Paço dos Duques de Bragança e Castelo de Guimarães a representar Portugal, os palácios de Tsarskoye Selo e Palácio de Peterhof da Rússia, Palácio de Schönbrunn da Áustria, Palácio de Frederiksborg da Dinamarca, Palácio de Amboise e Palácio de Chenonceau de França, Alhambra de Espanha, Palácio de Topkapi da Turquia, Palácio de Peles Pelisor da Roménia, entre outros.