Outubro, Novembro e Dezembro foram os meses de arranque, logo após o período de férias… Houve muito trabalho… Mantivemos a atividade “Peça do mês”, que foram: em Outubro uma Terrina do século XVIII, com o texto de Dulce Ribeiro, o retrato de D. João VI, 15º duque de Bragança, com texto de Cátia Silva, foi a do mês de Novembro e finalmente, em Dezembro, a Cartucheira do século XVIII, com texto de Arlindo Leite.

Visitantes de países: França, Luxemburgo, Índia, Israel, México, Guatemala, Canadá, Austrália, Argentina, Eslováquia, Turquia, China, Republica Checa, Marrocos, Suécia, Tailândia, e tantos outros!!!!!!!!

Em Outubro celebramos o Dia dos Castelos!!!

Novembro foi mês de medo… muito medo…. com a estreia de “Palácio Assombrado!” Correu tão bem que talvez repitamos em 2016! Fiquem atentos!

Foi altura do Concerto Solidário organizado pelo Grupo Coral de Ponte e do Concerto “O Pedro e o Lobo” a cargo da Academia Música Valentim Moreira de Sá.

Escolas… as escolas e universidades portuguesas e estrangeiras são uma grande fatia do nosso público! Universidades portuguesas e europeias e Universidades Seniores, provenientes de Cascais, Bragança; Vila Nova de Famalicão, Matosinhos, Porto, Vizela, Freamunde, Braga, Fafe, Penafiel, Santo Tirso, Viseu, Santo Tirso, Vila Nova de Gaia, Sabrosa, Gondomar, Felgueiras, Lourinhã, Esposende, Lixa, Terras do Bouro, Amarante, Castelo de Paiva, Ermesinde, Macedo de Cavaleiros, Rio Tinto, et.

Estes grupos procuraram-nos para fazer visitas orientadas ao Paço dos Duques e ao Castelo de Guimarães… Recriações históricas com o rei D. Afonso Henriques e a D. Constança de Noronha… Oficinas de Danças e “O meu Castelo é o meu Escudo”, celebramos a elevação de Guimarães a Património da Humanidade… Realizamos o “Conto de Natal para as Famílias”, Programas de estágio com Escola Secundária Francisco de Holanda, “Uma comida de antigamente” ocuparam os relvados do Paço dos Duques… Crianças de várias escolas participaram nas atividades no Castelo de Guimarães “Pacote Medieval” (com jogos medievais variados e muito divertidos) e ainda as atividades de “Férias de Natal” para os mais novos.

Em parceria com a escola Secundária Francisco de Holanda, o Paço dos Duques recebeu para estágio, alunos de vários anos escolares e de várias áreas, e assim desenvolverem os seus projetos escolares.

Acolhemos o II Festival Internacional de Guitarra de Guimarães! Chegaram novos produtos para a Loja do Paço dos Duques, sobretudo produtos cujo objetivo é apoiar a Associação de Amigos do Paço dos Duques e do Castelo de Guimarães.

Os primeiros domingos destes três meses, dias em que as entradas são gratuitas, foram fruídos pelo nosso público em grande número.