As 3 Peças do Mês: o Retábulo do Arcanjo S. Miguel do século XVII, a Nossa Senhora dos Anjos do século XV e o Mar de Tânger na 4ª Tapeçaria de Pastrana foram as escolhidas! As entradas gratuitas continuaram no primeiro domingo de cada um dos meses de verão, a par com Uma Comida de Antigamente que animou os relvados do Paço no primeiro domingo de cada mês. Junho e Julho foram meses de visitas escolares oriundas dos mais diversos pontos do país!!! Penafiel, Santo Tirso, Braga, Figueiró dos Vinhos, S. João da Madeira, Vila Nova de Famalicão, maia, Viseu, Amares, Vila do Conde, Paços de Ferreira, Vila Nova de Gaia, Vila Nova de Cerveira, Gondomar, Guimarães, Aveiro, Ribeira de Pena, Santarém, Abrantes, vila verde, Viana do Castelo, Porto, Porto de Mós, Lousada, Lagoa, Póvoa de Lanhoso, Ermesinde e Guimarães!!!

Junho, Julho e Agosto foram meses de muitos visitantes vindos de países distantes: Singapura, Angola, Nova Zelândia, Quénia, Marrocos, Panamá, Bélgica, Chile, Canadá, México, Polónia, Roménia, Jordânia, Coreia do Sul, Líbano, Taiwan, Moçambique, Lituânia, Filipinas, Bulgária, Escócia, Koweit, Índia, Tunísia, e tantos outros… Guimarães e Paço dos Duques conhecidos pelo Mundo!!!


Junho foi mês de Manta do Amor e de lembrar as crianças do Gana!!! Foi mês de Feira Afonsina, da Corrida dos Conquistadores – EDP Meia Maratona e Cerci-Guimarães!!!

Da Imagem Peregrina presente no Campo de S. Mamede, foi mês da Semana Sénior no Paço dos Duques… foi mês de um novo produto de Loja da Associação de Amigos: o meu Escudo é o meu Castelo! Foi mês de inauguração da Exposição Catapultas e Máquinas de Cerco e claro, foi mês de comemoração de mais um 24 de Junho de 1128, Dia Um de Portugal! E ainda mês de comemoração da abertura do Paço dos Duques como Residência Oficial da Presidência da Republica no Norte do País… foi em 1959!

Julho trouxe-nos as Quintas à Noite, propostas gratuitas especialmente pensadas para agradar ao nosso público, que se desenrolam nas noites quentes de verão e nos levam a concertos, espetáculos, visitas originais, sempre com muitas emoções à mistura… Como sempre, todas as Quintas à Noite! Como sempre, um sucesso!


O Paço é visitado por turistas do mundo inteiro!!! Mas Agosto trouxe-nos, sobretudo, aqueles que regressam a Portugal para umas boas férias em família… Foi o mês de Nossa Senhora da Oliveira, Padroeira de Guimarães e dos vimaranenses, pernoitar no Castelo de Guimarães, cumprindo-se uma das tradições mais bonitas da terra. Foi o mês do Rover Ibérico 2015, em que 1300 escuteiros de todo o país coloriram de alegria o Monte Latito, numa atividade organizada pelo CNE Núcleo de Guimarães. Agosto foi, ainda, o aniversário do Paço dos Duques enquanto Museu, também em 1959… e as Noites de Quinta com mais propostas de verão, gratuitas!

Estes meses foram também palco de celebrações privadas nos espaços interiores do Paços dos Duques… celebrações únicas num local de charme! Setembro traz surpresas… das boas… Não acreditam??? Fiquem atentos!