MUMADONA DIAS
(Século X)
 
  No seu tempo, a Condessa Mumadona Dias foi a dama mais rica e poderosa do Noroeste Peninsular. Era filha dos Condes Diogo Fernandes e Onega, esposa do Conde Hermenegildo Gonçalves (filho dos Condes Gonçalo e Teresa, fundadores do Mosteiro de Carvoeiro na Galiza) de quem teve seis filhos: Gonçalo Mendes, Diogo Mendes, Ramiro Mendes, diácono, Onega Mendes, Nuno Mendes e Árias ou Ariano Mendes. Mumadona Dias foi a fundadora de Guimarães ao mandar erguer o Mosteiro em honra de Santa Maria e o Castelo.
Ler mais…
Conde D. Henrique
[(1057 – 1066) – 1112]
 
  O Conde D. Henrique, o borgonhês, pai de D. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal era o quarto filho do Duque Henrique de Borgonha, neto de Roberto I, Duque de Borgonha-Baixa, e bisneto de Roberto I, rei de França. 
Ler mais…
D. Teresa de Leão
(?-1130)
 
  Filha de D. Afonso VI, Rei de Leão e Castela e de Ximena Nunes. Pouco se sabe da sua mocidade pois as referências à Infanta surgem apenas aquando do seu casamento com Henrique de Borgonha, um nobre francês.
Ler mais…
D. Afonso Henriques
[(1109 - 1111) -1185]
 
  D. Afonso I, mais conhecido por D. Afonso Henriques, foi o primeiro Rei de Portugal. Conquistou a Independência face ao Reino de Leão e Castela em 1143 com o Tratado de Zamora, obteve a Bula Manifestis Probatum das mãos do Papa Alexandre III em 1179 e foi o principal impulsionador da Reconquista Cristã.
Ler mais…